4ª Edição do Seminário Outubro Rosa promove reflexão sobre saúde integral da mulher

No último sábado, 11 de outubro, na  Paróquia São Judas Tadeu , aconteceu a quarta edição do Seminário Outubro Rosa, promovido pela Associação de Inclusão e Promoção Social da Arquidiocese de Joinville – Adipros , em parceria com o Movimento Mães que Oram pelos Filhos.

Com o tema “Para além do diagnóstico: saúde mental e psicanálise no Outubro Rosa”, o evento reuniu mulheres das Comarcas Joinville Sul e Norte, além de lideranças religiosas e sociais. Estiveram presentes o diretor executivo da ADIPROS, Padre Fernando Barauna; o pároco Rodrigo Ferreira; e o assessor eclesiástico do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, diácono Décio Goés.

O seminário teve como propósito oferecer um espaço de escuta, acolhimento e reflexão sobre o cuidado integral da mulher, abordando não apenas a prevenção ao câncer de mama, mas também a importância da saúde emocional e espiritual. A psicóloga Micaela Cardoso de Oliveira, da Casa Santo Egídio, foi a convidada especial e compartilhou valiosas reflexões sobre o impacto psicológico após o diagnóstico da doença.

Um dos momentos mais comoventes foi o testemunho de Dona Maria da Graça, participante da primeira edição do seminário há quatro anos. Ela relatou ter descoberto o câncer de mama após realizar o autoexame, motivada pelo evento. Em sua fala, emocionou os presentes ao afirmar: “50% da cura é o estado emocional, psicológico — ter fé e acreditar que você vai se curar.”

Ao final do encontro, os participantes foram convidados a um momento de confraternização, com sorteio de brindes e um café especial oferecido pela Adipros.

Agradecemos a todos que contribuíram para a realização deste seminário, reafirmando nosso compromisso com a promoção da saúde, da fé e da dignidade da mulher.