Projeto “Confortar” do Lar do Idoso Betânia também é contemplado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O projeto “Confortar”, que tem como objetivo oferecer maior comodidade às pessoas idosas do Lar do Idoso  Betânia, uma obra social que pertence à Adipros – Associação de Inclusão e Promoção Social da Arquidiocese de Joinville,  foi mais uma iniciativa contemplada pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (FMDI)- Prefeitura Municipal de Joinville.  A parceria tem duração de doze meses e teve início em dezembro de 2024.

O valor do repasse, R$120.328,96, é destinado à aquisição e troca dos itens: 10 unidades de camas hospitalares (até 200 kg); 2 unidades de camas hospitalares (250 kg); 4 unidades de cadeiras de rodas (até 160 kg); 2 unidades de cadeiras de rodas (até 250 kg); e 15 unidades de cintos de segurança pélvico e torácico.

O que faz o Lar do Idoso Betânia?

Uma das obras sociais da Adipros, o Lar do Idoso Betânia é uma instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), que busca acolher, acomodar e proporcionar cuidado para os idosos.

Em média, o espaço comporta 50 idosos e as vagas são destinadas às pessoas mais pobres. O encaminhamento é feito pela Secretaria de Assistência Social (SAS) de Joinville. A equipe do Lar é formada por coordenador, assistente social, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas , cuidadores, cozinheiros, zeladores, motoristas e demais profissionais que auxiliam no dia a dia.

Suas atividades são mantidas com parceria público-privada, colaboração dos idosos que têm condições de pagamento, captação de recursos por meio de projetos, subvenção da ADIPROS e doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.